sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

I SEMINÁRIO DE ESTUDOS E PESQUISA DO TEXTO E DO DISCURSO / SETED

I Seminário de Estudos e Pesquisas do Texto e do Discurso/SETED configura-se como um evento que tem a finalidade de promover uma discussão sobre os estudos e as pesquisas na área do texto e do discurso, concentrando-se em discutir os problemas que aparecem nas dificuldades de escrita e de relação do pesquisador com a teoria. 

Este seminário é idealizado e promovido pelo GETED, grupo composto por aproximadamente 25 membros, dentre os quais estão alunos da Graduação, Pós-Graduação (Especialização, Mestrado e Doutorado), professores da rede pública e privada. Em sua atuação tem firmado acordos de cooperação com universidades brasileiras e estrangeiras. Dentre as ações destacam-se as missões realizadas na Universidade de Veliko Târnovo na Bulgária, Universidade Nacional da Costa Rica, Universidade Pedagógica da Colômbia, Universidade Nacional do México e Universidade Pedagógica Nacional Francisco Morazán de Honduras, que proporcionaram a participação em projetos como: "A escrita sobre as práticas de ensino em licenciaturas do Brasil, da Costa Rica e de Honduras: registro, análise e produção de conhecimento".
O evento tem o propósito de problematizar como os diferentes componentes da vida acadêmica – ensino, pesquisa e extensão – articulam-se para a produção do conhecimento. Isso pensando no alcance dos sistemas de avaliação institucional, no que diz respeito ao conhecimento científico produzido. Assim, pretendemos questionar diferentes formas de produção científica desenvolvidas em diferentes comunidades científicas e grupos de pesquisa.

Objetivos

Em conjunto com outros pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação objetivamos: 
  • Debater as relações entre a produção do conhecimento e o espaço social, no que concerne à articulação entre universidade e sociedade, refletindo sobre o papel das produções do grupo neste cenário. 
  • Refletir sobre a contribuição das pesquisas linguísticas do grupo sobre produção escrita e suas relações com a produção acadêmica atual. 
  • Desenvolver um espaço formativo com as apresentações de debates de comunicações, mesas-redondas e conferências que contribuirão com o exercício de uma responsabilidade intelectual, com a produção científica. 
Público-alvo interno 
Pesquisadores e acadêmicos de graduação e pós-graduação dos cursos de Letras e de áreas afins

Público-alvo externo 
Pesquisadores e acadêmicos de graduação e pós-graduação dos cursos de Letras e de áreas afins